Ontem, sábado, aconteceram duas formações pedagógicas planejadas pela equipe diretiva com o coletivo de professores da Escola Vila Monte Cristo. A primeira, pela manhã, foi uma viagem orientada acerca dos Caminhos Rurais de Porto Alegre pelo guia de turismo Mauri Webber até a Chácara Malinski no Lami. Essa propriedade de agricultura familiar desenvolve o cultivo tradicional de hortigranjeiros (com o uso de agrotóxicos e adubação química) e abastece muitos mercados da região e feiras em diversos bairros de Porto Alegre. Depois dessa visita orientada, conhecermos o Artesanato em ferro na mesma região.A segunda formação, com orientação do guia de turismo Mauri Webber, começou com almoço na Granja Lia, uma propriedade de agicultura, pecuária e turismo rural também no Lami.
Após o almoço, fomos até o Sítio Capororoca, no Lami. Essa propriedade de Silvana Bohrer - agrônoma e produtora rural e Zanir Bohrer - médico e fotógrafo - produz produtos totalmente ecológicos e desenvolve a agroindústria caseira em que usa também plantas alimentícias não-convencionais.
O Sítio Capororoca é mantido por uma família que respeita os seres vivos e o meio ambiente. Todas as atividades realizadas procuram levar em conta a preservação ambiental, além de tentar preservar o pouco de área rural que ainda resta aqui em Porto Alegre.
Além disso, ao realizarmos essa vivência numa propriedade que não usa agrotóxicos nem adubação química, pudemos reforçar nosso conceito já bem formado de que o uso de agrotóxicos, é uma prática perigosa que envolve altos riscos ao produtor, ao ambiente e ao consumidor, assim como o uso de adubo químico, diminui grandemente as propriedades nutritivas e medicinais dos alimentos hortifrutigrajeiros, não obstante os outros (os contaminados) terem uma aparência mais viçosa.
Abraço,
Ju
Álbum 02












Nenhum comentário:
Postar um comentário